LUMARJ – Administração de Condomínios

Briga de vizinhos por vagas de garagem

As vagas na garagem são propriedade particular do condômino e, normalmente, estão descritas no registro do imóvel, podendo ser fixas ou rotativas, ocupadas aleatoriamente por ordem de chegada. O problema é que, por mais que a convenção dê as cartas sobre uso das vagas, nem sempre a garantia é certa. 

Veja abaixo as principais causas para discussões e desentendimento na garagem de condomínios:

  1. Carros mal estacionados ou em lugares errados;
  2. Veículos Abandonados;
  3. Utilização das vagas por não condôminos;
  4. Vandalismo;
  5. Carros estacionados em vagas de apartamentos que estão desocupados;
  6. Uso indevido da vaga, como por exemplo, para depósito de materiais;
  7. Veículos maiores que as vagas;
  8. Guarda de motocicletas junto com os carros;
  9. Guarde de bicicletas na garagem.

Para que o síndico possa resolver estes conflitos, é importante que as regras do uso da garagem estejam detalhadas na Convenção do Condomínio O que ainda não estiver detalhado na convenção e necessitar de uma padronização, precisa passar por aprovação de uma assembleia e estar de acordo com o Código Civil.

Antes das multas e até mesmo da Justiça, o melhor caminho ainda é ter uma boa conversa. O síndico terá que assumir o papel de mediador nos conflitos provocados por causa da garagem. Se o problema não for solucionado, será necessário agir com mais firmeza, podendo aplicar advertências e multas previstas na convenção e no regimento interno. Também é importante promover campanhas internas que abordem o tema para a conscientização dos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *