Separamos algumas dicas para manter seu condomínio sempre em segurança! Estar atento ao que acontece nas áreas de uso comum do condomínio é fundamental para manter a boa saúde de todos que por ali circulam.
Os cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos. Pessoas de idade mais avançada estão sujeitas a maiores riscos, devido a redução de visão e audição e o enfraquecimento de ossos e músculos. No caso das crianças, os riscos têm origem na menor percepção e avaliação do perigo.
Elevadores
- O desnível entre o andar e o piso do elevador não deve ser maior que 5cm;
- Crianças não devem andar no elevador desacompanhadas;
Providencie a revisão periódica dos elevadores, bem como suas manutenções preventivas, cuidando para que não sejam utilizados de forma inadequada.
Escadas
- Não é permitido entulhos ou outros materiais no local;
- Manter as portas de acesso sempre abertas;
- Manter o local iluminado.
Áreas de acesso Restrito
- A caixa d’água deve estar bem vedada;
- Quando fora de uso, áreas como depósitos devem ser trancadas.
Piscina
- Mesmo em piscinas apropriadas para crianças e adolescentes, não é indicado deixá-las sozinhas no local. Lembre-se de que os funcionários do condomínio não podem ser responsáveis por nenhuma criança em áreas comuns.
Playgrounds
- Verificar se há parafusos soltos ou a presença de ferrugem;
- Piso de borracha é a melhor alternativa para playgrounds, eles diminuem o impacto com o chão em caso de queda.
- Fique atento a durabilidade dos brinquedos. Os brinquedos de plástico duram, em média três anos, já os com estrutura metálica duram entre 15 a 20 anos.
Dicas Gerais para manter seu condomínio sempre seguro:
- Verifique frequentemente as condições dos pisos das áreas de uso comum em busca de desgaste de uso. Evite o uso de material de limpeza que possa deixá-los escorregadios;
- Use sinalizadores para indicar desníveis, saídas de emergência e outros, assim como quando estiverem sendo lavadas as áreas de circulação, escadarias e outras dependências;
- Estabeleça, por meio de assembleias, regulamentos para a circulação de veículos quanto a velocidade e locais de tráfego;
- Lembre-se de que fios soltos ou desencapados estendidos em áreas de circulação são muito perigosos e oriente os condôminos para que não sobrecarreguem a rede elétrica nas unidades, cujas consequências poderão atingir todo o prédio.