LUMARJ – Administração de Condomínios

Como funciona o Fundo Reserva do Condomínio?

O fundo de reserva não é apenas uma poupança do condomínio. A medida garante o funcionamento regular do condomínio em caso de despesas imprevistas e emergenciais, além de cobrir grandes gastos ou reformas, por exemplo. Entenda melhor abaixo:

O que é o fundo de reserva?

É um estoque de dinheiro feito para garantir que o condomínio consiga realizar investimentos porvir. Sua principal função é dar suporte financeiro para futuros investimentos do condomínio, como obras e manutenções ou pagamento de despesas emergenciais.

Como pode ser usado?

O fundo de reserva pode ser usado para bancar despesas emergenciais que não foram abordadas pela previsão orçamentária anual. Nesses casos, o síndico deve se responsabilizar para repor o saldo antes existente.

Quem deve pagar: o inquilino ou o proprietário?

A contribuição para o fundo de reserva é obrigatória a todos os condôminos. Ou seja, todos os proprietários de unidades condominiais devem colaborar para a arrecadação. .

Quanto deve ser o fundo de reserva?

A convenção deve determinar as quantias. Normalmente, o fundo de reserva é estipulado entre 5% e 10% da arrecadação condominial.

Outros tipos de Fundos:

O principal objetivo do Fundo de Obras é realizar melhorias na infraestrutura do edifício. Reformas nas áreas comuns, como impermeabilização e pinturas, geralmente é custeada por esse tipo de arrecadação.

Já o Fundo de equipagem é muito utilizado em prédios novos, sendo voltado para compras diversas, como acessórios e mobiliários das áreas comuns. Por fim, temos os impopulares rateios extras. Seu excesso contribui para o aumento da inadimplência e por isso deve ser evitado.

Com um bom planejamento, é possível garantir uma gestão financeira eficiente no seu condomínio. Para que isso ocorra, lembre-se que a utilização do fundo de reserva só é permitida para solucionar emergências, ou seja, situações que o condomínio não estava esperando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *