LUMARJ – Administração de Condomínios

Portaria Virtual: Uma Solução Inovadora para Condomínios

A Portaria Remota, também chamada de Portaria Virtual, é uma solução tecnológica inovadora que vem sendo muito bem aceita nos condomínios de todo o Brasil nos últimos anos. Esta nova modalidade de portaria permite o controle à distância do acesso de visitantes e prestadores de serviços, por meio de uma central de monitoramento, em substituição dos tradicionais porteiros, aliando aumento no nível de segurança e redução de custos.

O objetivo dessa nova modalidade de portaria é substituir porteiros presenciais, que representam um alto custo para os condomínios, por agentes que, de maneira remota, abrem e fecham portões e garagens – além, é claro, de ficar de olho 24 horas no condomínio por meio de um sistema de câmeras e internet. Sem portaria no local, o condomínio consegue dispensar um dos custos mais caros do condomínio – o do porteiro. Ao invés disso, paga uma taxa por mês à empresa que presta o serviço de portaria remota, o que pode gerar uma redução de até 50% no orçamento do Condomínio, dependendo da situação.

Como funciona a Portaria Remota

  • Condôminos: os moradores têm várias formas de acessar a portaria: biometria, tags, aplicativos com leitor de QR Code.
  • Veículos: o condômino pode acessar a garagem com seu veículo também utilizando as ferramentas tecnológicas citadas no item anterior: biometria, tags, aplicativos com leitor de QR Code ou leitor de placas para identificação.
  • Visitantes: os visitantes tocarão o interfone que será atendido pela central de atendimento. O funcionário da central fará contato com o morador e, se autorizado, liberará o acesso.
  • As entregas de encomendas: com a portaria vazia, o zelador fica responsável por receber os pacotes dos correios e as correspondências.

Benefícios da Portaria Virtual

  • Solução pode gerar uma redução considerável no orçamento do Condomínio.
  • Várias formas do condômino acessar a portaria: biometria, tags, aplicativos com leitor de QR Code.
  • Não possuir um porteiro físico no local evita que o profissional seja rendido por assaltantes.
  • A redução dos funcionários diminui o risco de futuros problemas trabalhistas.
  • Economia de tempo e dinheiro em treinamento de porteiros e vigilantes.
  • Redução das falhas humanas.
  • O condomínio contará com um aparato maior de segurança e controle já que serão instaladas câmeras nas entradas e áreas comuns.
  • Controle claro e eficaz das informações referentes à circulação de pessoas no condomínio.
  • A redução da probabilidade de conflitos pessoais entre porteiro, síndico e condôminos.
  • Monitoramento e interação com o Condomínio 24 horas por dia.
  • Possibilidade de agendamento das visitas e entregas através do aplicativo.
  • Arquivamento em nuvem de todos os dados de acesso ao Condomínio.
  • Acionamento imediato à polícia em casos de emergências.

Perfil do condomínio para ter portaria remota

Apesar de todo o aparato tecnológico apresentado, que traz um aumento significativo na segurança do condomínio, com redução drástica de custos, o sistema não é aconselhável para todo perfil de condomínio.

Empreendimentos de grande porte, com mais de uma portaria e diferentes entradas de garagem são mais difíceis para a implantação e bom desempenho do sistema. Não é que seja inviável, mas é necessário um estudo mais aprofundado para verificar a viabilidade da implantação dessa tecnologia em empreendimentos complexos.

Especialistas indicam que os melhores candidatos à Portaria Remota, são condomínios de 40 a 50 unidades com uma única entrada. Isso porque nos empreendimentos com poucas unidades, o custo com a folha de pagamento tem maior peso e, por isso, fica mais evidente a redução de custos oferecida pelo sistema. Estudos mostram que, para esse perfil de condomínios, a redução de custos pode chegar até a 50%.

Alguns sistemas disponíveis já conseguem suportar condomínios mais complexos. Entretanto, nestes casos, a economia costuma ser menor, e o recomendado é cercar-se de mais cuidados, como a contratação de uma consultoria em segurança para uma análise mais cuidadosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *