LUMARJ – Administração de Condomínios

Qual a diferença entre Assembleia Extraordinária e Ordinária?

Sabe o que é AGE e AGO de um condomínio? Não? Relaxa, a gente explica!

Quem vive em condomínio, sabe que tudo é decidido durante as assembleias. Nelas, é discutido e votado tudo que diz respeito à administração do prédio, assim como deveres e direitos dos condôminos.

A assembleia do condomínio, seja ela a assembleia geral ordinária (AGO) ou a assembleia geral extraordinária (AGE), são dois dos momentos mais indispensáveis da vida em condomínio. Nesses encontros são definidos assuntos de ordem financeira, trabalhista, contratos, segurança e outros temas que fazem parte do dia a dia de todo edifício.

Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

AGE é a sigla para Assembleia Geral Extraordinária, por esse motivo ela não tem período definido.

Elas são convocadas sempre que for necessário, nela qualquer matéria pode ser discutida e deliberada para assembleia geral ordinária, incluindo desde alteração de regulamento, votação de despesas, obras de benfeitoria, resolução de conflitos, rateios extras, renúncia do síndico, sempre respeitando as determinações da convenção do condomínio.

Assembleia Geral Ordinária (AGO)

Porém, Assembleia Geral Ordinária (AGO), é uma assembleia que deve ser realizada conforme data prevista na convenção do condomínio, com a finalidade de examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos, como também eleger um novo síndico ou até reeleger se for o caso, além de escolher os membros do conselho fiscal, sempre observando as particularidades da convenção do condomínio.

Mas, o mais importante disso tudo, é você participar das assembleias de seu condomínio sendo elas AGE ou AGO. Sua colaboração é muito importante para o futuro do seu patrimônio! 

 

2 comentários em “Qual a diferença entre Assembleia Extraordinária e Ordinária?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *