LUMARJ – Administração de Condomínios

A importância da manutenção de qualidade nos elevadores

Os elevadores são uma parte fundamental dos prédios, principalmente dos que possuem muitos andares. Por isso seu funcionamento adequado é necessário, sendo a manutenção do mesmo uma prioridade. Pensando nisto, este post foi criado para mostrar um pouco como síndicos e condôminos devem tratar este tema, com dicas e recomendações prezando pelo bom funcionamento dos elevadores.

Desde o momento em que são instalados, precisam de assistência e cuidados regulares. Isso se deve ao seu sistema que trabalha com funcionalidades complexas e seu uso constante – quase ininterrupto – na maioria dos edifícios. Por isso, uma falha técnica, além de um inconveniente, pode apresentar também um sério risco de vida. Então, são necessárias visitas técnicas e manutenção no equipamento para que não haja problemas.

Tipos de assistência

Para que os elevadores não apresentem problemas graves, é fundamental que seja contratado um serviço de manutenção que esteja presente de 30 em 30 dias, verificando as condições dos equipamentos e realizando serviços para que tudo permaneça funcionando de maneira segura e eficiente. Existem dois tipos de assistência.

– Assistência sem cobertura de peças

Este tipo consiste em serviços apenas de checagens, regulagens, lubrificação e manutenção de elevadores certificando-se de que não há nenhum problema com o funcionamento, garantindo que ele está em plenas condições de operar. Costuma ser uma opção mais barata. Se durante a vistoria for identificada a necessidade de algum reparo, as peças precisam ser compradas à parte. Esse tipo de assistência naturalmente tem um custo menor ao mês, justamente por não incluir a troca dos equipamentos.

– Assistência com cobertura de peças

Neste tipo, é possível fazer um contrato que inclua a possibilidade da troca de peças, caso haja a necessidade. Nessa situação, no caso de algum defeito ou constatação de necessidade durante a manutenção em elevadores mensal, é realizada sem nenhum custo adicional. Pode haver uma diferença significativa de preços em relação ao outro tipo, então é importante analisar a real necessidade de ter um contrato de manutenção nesses termos.

Qualidade

É importante atentar para a qualidade do serviço independentemente do tipo de assistência contratada. Como é um serviço fundamental, o custo-benefício para a manutenção deve ser muito bem analisado, pois infelizmente existem empresas que não prestam este serviço com qualidade. Com isso, reparos emergenciais e sem o devido cuidado acabam sendo comuns, o que pode ser um verdadeiro risco ao funcionamento do elevador a longo prazo, então não se engane com preços muito baixos e exija a execução com responsabilidade.

Auditoria

Busque serviços de auditoria para se livrar de manutenções ineficientes, pois ela realiza uma perícia em todo o equipamento do elevador, verificando quais são as necessidades que ele possui, levando em consideração o seu uso, de acordo com a finalidade dele no prédio. Fatores como andares, número de apartamentos, estrutura residencial ou comercial e fluxo de utilização são fundamentais dentro dessa análise. Com isso, mesmo sem o síndico possuir conhecimento técnico suficiente para entender os problemas do elevador e identificar uma assistência mal feita, os problemas serão resolvidos.

Diante das informações coletadas, a empresa de auditoria presta uma consultoria sobre o que é mais plausível para que o síndico ou o gestor do prédio busque em relação a assistência. A partir daí é feita uma consultoria sobre o que deve ser buscado em relação ao contrato de manutenção, levando em consideração a abrangência adequada de serviços e o preço realista, com boa relação de custo-benefício.

Pode ser identificada uma manutenção inadequada do equipamento, ser feita uma verificação de orçamentos para revisar o custo real da assistência no elevador, dar aval acerca da qualidade do serviço, se o valor gasto na empresa prestadora de serviços vale a pena. Ou até mesmo recomendar o investimento na modernização do sistema de elevadores de um edifício mais antigo. Por último, realiza perícias em caso de acidentes. Um acidente de elevador é algo muito grave e pode ter consequências ruins e é preciso identificar qual foi a real causa.

Realizar a manutenção em elevadores frequentemente é fundamental, mas tão importante quanto isso é ter acesso às melhores empresas, que darão todo o suporte necessário na prestação de assistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *