As vagas na garagem são propriedade particular do condômino e, normalmente, estão descritas no registro do imóvel, podendo ser fixas ou rotativas, ocupadas aleatoriamente por ordem de chegada. O problema é que, por mais que a convenção dê as cartas sobre uso das vagas, nem sempre a garantia é certa.
Veja abaixo as principais causas para discussões e desentendimento na garagem de condomínios:
- Carros mal estacionados ou em lugares errados;
- Veículos Abandonados;
- Utilização das vagas por não condôminos;
- Vandalismo;
- Carros estacionados em vagas de apartamentos que estão desocupados;
- Uso indevido da vaga, como por exemplo, para depósito de materiais;
- Veículos maiores que as vagas;
- Guarda de motocicletas junto com os carros;
- Guarde de bicicletas na garagem.
Para que o síndico possa resolver estes conflitos, é importante que as regras do uso da garagem estejam detalhadas na Convenção do Condomínio O que ainda não estiver detalhado na convenção e necessitar de uma padronização, precisa passar por aprovação de uma assembleia e estar de acordo com o Código Civil.
Antes das multas e até mesmo da Justiça, o melhor caminho ainda é ter uma boa conversa. O síndico terá que assumir o papel de mediador nos conflitos provocados por causa da garagem. Se o problema não for solucionado, será necessário agir com mais firmeza, podendo aplicar advertências e multas previstas na convenção e no regimento interno. Também é importante promover campanhas internas que abordem o tema para a conscientização dos moradores.