LUMARJ – Administração de Condomínios

Como evitar acidentes domésticos com crianças?

Para evitar acidente doméstico com criança, os pais devem ficar atentos a alguns detalhes. Os responsáveis fazem certos ajustes na casa para que o ambiente fique seguro e sem apresentar riscos aos pequenos. Cômodos como cozinha, banheiro e sacadas costumam ser os lugares onde os adultos se preocupam mais em tomar cuidado com as crianças, pois possuem objetos cortantes, tomadas e produtos químicos que não são bons para manter perto delas.

Confira dicas para proteger suas crianças de acidentes no apartamento.

  • Proteger janelas e sacadas com grades ou telas;
  • Usar tampas em tomadas para impedir choque elétrico;
  • Manter objetos cortantes, como facas e tesouras, em lugares que as crianças não consigam ter acesso;
  • Não deixar as crianças subirem em cadeiras, sofás e camas sem um responsável atento.

Além destes cuidados básicos nos locais considerados mais perigosos, outros cômodos apresentam diferentes riscos que devem ser pensados para evitar acidentes.

Na sala e nos quartos costumam ter muitos armários. Os armários são perigosos para as crianças porque elas correm o risco de prender as mãos ou se esconder dentro deles e não conseguir sair. Além disso, elas podem retirar de dentro deles objetos que as machuquem. Por isso é importante distribuir suas coisas dentro dos guarda-roupas e gavetas colocando longe do alcance de seus filhos aqueles que são uma ameaça para a segurança delas, como facas e tesouras. Os pais também podem instalar travas que impedem os pequenos de abrir armários.

Em relação aos aparelhos eletrônicos, algumas crianças já podem mexer sozinhas em computadores e videogames. Mesmo assim, os pais precisam sempre recomendar a elas que nunca mexam na parte elétrica. Já os menores devem ser supervisionados por um adulto responsável quando estiverem usando algum aparelho eletrônico.

Quem tem crianças em casa deve proteger as janelas e sacadas com telas ou grades de proteção. Os pequenos são muito curiosos e sem essa proteção podem acontecer acidentes fatais. Os adultos devem cuidar para não deixar objetos que perto dessas aberturas que as crianças possam subir, como cadeiras. Com estes objetos, os adultos precisam estar vigilantes, afinal é difícil esconder mesas e cadeiras na casa. Os responsáveis pelas crianças precisam estar atentos, e evitar que pequenos fiquem sozinhos quando estiverem nas cadeiras, perto das mesas e mesas de centro ou em cima da cama.

Esteja sempre atento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *