LUMARJ – Administração de Condomínios

O que você deve considerar ao comprar um novo apartamento?

Adquirir um novo apartamento é sempre uma decisão difícil, e demanda considerar certos aspectos de custo-benefício e estilo de vida. Questões de segurança, localização e características do condomínio, por exemplo, são fatores de extrema importância a serem levados em conta. Neste post, separamos uma lista de cuidados que você deve tomar, e coisas a se pensar antes de dar este grande passo. Confira:

Local

O local costuma ser o primeiro aspecto considerado na hora da escolha do imóvel. Se é de fácil acesso, perto do trabalho, da escola das crianças, se tem uma boa oferta de serviços na região, como supermercado, farmácias. Por estes motivos, ao fechar a compra, analise muito bem qual endereço se encaixará melhor com a rotina da sua família.

Segurança

Deve checar também se o bairro tem uma boa segurança, um histórico baixo de violência, assaltos. Também revise os procedimentos de segurança adotados pelo condomínio, como câmeras de vigilância e portaria 24h. É preciso lembrar que os bairros mais seguros costumam ser os mais caros, então se oferecem um imóvel em um local tranquilo com o valor abaixo do mercado, desconfie.

Valor do condomínio e regras

Quando você compra um apartamento, o condomínio vem junto no pacote. Então mesmo se você encontrar o apartamento dos sonhos, deve prestar atenção se as regras do condomínio serão facilmente correspondidas pela sua família. Regras relacionadas a animais de estimação e ambientes de convivência comum entre os condôminos devem ser muito bem avaliadas.

Além disso, a taxa de condomínio também deve se encaixar dentro de suas possibilidades financeiras. Normalmente, quanto mais benefícios oferecidos – como quadra, piscina, academia – o valor é mais elevado. A partir disso, deve-se analisar o que é realmente necessário e cabe no seu bolso.

Valor do Apartamento

Saber se o apartamento desejado está no seu alcance financeiro é imprescindível. Por isso antes de começar a fazer as visitas, peça todas as informações referentes a valores visando saber se está no seu orçamento, para que não haja decepções e se o valor ofertado pelo vendedor é justo e compatível com o mercado.

Valorização

Sendo um apartamento um bem adquirido, é interessante pensar nas possibilidades de lucrar com ele caso tenha interesse de vendê-lo no futuro. Por este motivo, a valorização é algo que se deve ter em vista. Localização, móveis embutidos, o tamanho e a vista do apartamento são exemplos de aspectos que valorizam o imóvel.

Quantidade de reparos

Ao comprar um apartamento, além dele, existem os valores que serão gastos na reforma. Tanto se for um antigo, onde o morador anterior deixou muitos reparos a serem feitos, quanto se for um novo, onde você vai querer começar do zero e deixar tudo do seu jeito. Então analisar se os reparos que precisarão ser feitos cabem no seu orçamento e se valem a pena, é um cuidado necessário.

Tamanho

Por fim, verificar se o espaço disponível será suficiente para você e sua família, levando em conta a quantidade de membros e seus hábitos. Observe quantos quartos possui, quantos banheiros, e se os cômodos são bem distribuídos.

Seguindo estas dicas, será bem mais fácil fazer a escolha certa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *