LUMARJ – Administração de Condomínios

Prevenção em Condomínios Comerciais

Edifícios comerciais são ambientes de grande fluxo de circulação de pessoas já que os equipamentos são compartilhados por muitos usuários. Por isso, devido a pandemia, medidas de precaução devem ser impostas como: equipe de limpeza treinada, regras de higiene pessoal, horários de trabalho flexíveis, álcool em gel nas áreas comuns.

Os empreendimentos do condomínio devem realizar protocolos de segurança para evitar a propagação da doença entre seus colaboradores, principalmente entre executivos que viajam regularmente. Por este motivo, antes do regresso para o ambiente profissional, é importante a exigência do teste de COVID-19 para garantir a proteção dos demais. Além disso, as empresas podem flexibilizar os horários de trabalho como também oferecer a possibilidade de trabalho home-office para alguns cargos.

Cabe a administração do condomínio providenciar a limpeza periódica nas áreas comuns. O ideal é que a equipe de limpeza do edifício seja treinada diante da possibilidade de sobrevivência do vírus em superfícies que no caso de plásticos ou aço, por exemplo, é de até três dias. Se os ambientes de uso compartilhado permanecerem abertos, o álcool em gel 70% deve ser disponibilizado em dispensers colocados em lugares estratégicos, como entradas, banheiros e elevadores.

Outras medidas preventivas:

  1. Higienização de maçanetas, botões e máquinas de café e outros equipamentos compartilhados;
  2. Substituição de reuniões físicas por videoconferências;
  3. Cancelamento de viagens ao exterior ou a lugares com altos índices da doença.
  4. Substituição do ponto eletrônico.

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