Com a flexibilização gradual das atividades, os condôminos e síndicos precisam estar preparados para o “novo normal”. Destacamos as principais medidas para sair gradualmente da quarentena sem colocar a saúde dos moradores em risco. Abaixo algumas recomendações de segurança que moradores e funcionários devem seguir.
Nos elevadores
Acesso com uso de máscaras e por pessoas da mesma família. É importante também ter um dispenser com álcool gel nos acessos ou dentro dos elevadores.
Animais de estimação
O condômino é responsável pelo recolhimento dos dejetos de seu animal de estimação, mantendo assim as áreas comuns sempre limpas e organizadas.
Liberação de obras
A orientação é permitir apenas obras emergenciais.
Medidas de Higienização
A limpeza das áreas comuns precisa ser intensificada.
Delivery
A entrega deve ser feita entre o entregador e o condômino.
Confira agora quais são as principais orientações para a reabertura segura das áreas comuns dos condomínios.
Academias
As academias devem ser usadas com uma pessoa por vez, podendo compartilhar o espaço apenas com quem mora junto. A limpeza deve ser realizada após cada uso e também entre uma reserva e outra.
O síndico deve manter a lista de reserva do espaço sempre atualizada.
Parquinhos e áreas infantis
Pais, mães e responsáveis devem sempre acompanhar as crianças durante as atividades nos parques e áreas infantis dos condomínios. A limpeza desses espaços deve ser reforçada com atenção especial aos brinquedos que ficam em contato direto com os pequenos.
Espaços gourmet, salão de festas e churrasqueiras:
Podem ser utilizados desde que restrito às pessoas que moram juntas. Vale lembrar que neste momento não está permitida a realização de eventos de confraternização nas áreas comuns, nem entre vizinhos, nem com convidados externos.
Por fim, todos os moradores e funcionários do condomínio devem usar máscara e evitar aglomerações!